ABZÚ: uma experiência diferenciada e subaquática


Alguns games são feitos para serem jogados com o coração e apreciados com espírito artístico. Jogos como Flower, The Unfinished Swan e especialmente Journey, conquistam por sua grandiosa beleza e pelo mistério que incentiva a exploração de cenários que escondem detalhes místicos da história.

ABZÛ, assim como os títulos citados acima, chega provando que videogame é pura arte. O game coloca o jogador no controle de um mergulhador enigmático, explorando as profundezas do oceano e desbravando um mundo cheio de vida, cores e misticismo, em companhia de centenas de lindos peixes de diferentes espécies, além de tartarugas, golfinhos, baleias, polvos e uma gama incrível de animais marinhos.


Quebrando a maldição da "fase de água"


Em muitos games, fases aquáticas não são muito bem vindas por quebrar o ritmo e clima de bons gameplays, como ocorre em The Legend of Zelda Ocarina of Time e na série God of War. Particularmente, Super Mario 64 é um dos únicos títulos que me fez jogar fases de nado prazerosamente. ABZÛ é um game quase inteiramente de nado, com pequenos momentos se passando fora d’água. Felizmente a obra possui bons controles, com pequenos problemas na câmera que não comprometem a diversão nem os desafios. Os ambientes podem ser enormes, com incríveis cardumes em movimentos sincronizados. Animais maiores, como baleias e golfinhos, podem ser agarrados para que o jogador ganhe uma carona mais rápida.

Não há exatamente uma ameaça que faça o jogador fracassar, mas a história possui um mal que compromete a vida da flora e fauna submersa, cabe ao jogador desenrolar o enredo e fazer com que este maravilhoso mundo viva em harmonia.


O visual é incrivelmente maravilhoso, riquíssimo em cores e movimentos e a trilha sonora é igualmente encantadora, se adapta a cada ambiente explorado, sem parecer que uma composição terminou para começar outra. Tudo é sincronizado, cada som, cor, detalhe, possui uma ligação magnífica. Certos momentos, como encontros com animais gigantes, são surpreendentes e emocionantes.


Veredito


ABZÛ é um game grandioso, mas não um game grande. Em apenas duas horas é possível desbravar todos os cenários, descobrir segredos, coletar todos os itens e chegar ao fim do título. O lado bom disso é a oportunidade de presenciar uma obra rica em um único momento. O game foi feito para que o jogador separe um tempo para relaxar. Jogar ABZÛ pela segunda ou terceira vez, vale à pena, mas a sensação de descoberta dos maravilhosos segredos de seu mundo não é mais tão surpreendente.

Nota: 8,0 / 10

Ficha Técnica
Título: ABZÛ
Plataforma: PlayStation 4, Xbox One e PC
Produtora: Giant Squid
Distribuidora: 505 Games

Lançamento: 2 de agosto de 2016

Nenhum comentário:

Postar um comentário