Blood Bowl é melhor que Super Bowl!


Em plena semana de Super Bowl, venho aqui lhes mostrar algo muito mais legal, muito mais sangrento e muito mais nerd.

Vos apresento o BLOOD BOWL:


Se acalmem, esse é só UM dos jogos da franquia, e apenas um trailer"kick off" para mostrar o que esperar de um jogo desses: Futebol Americano Medieval em um mundo de Fantasia onde a realidade é brutal e sangrenta.


Continuando com a minha fascinação pelos jogos e pelos mundos criados pela Games Workshop, o satirizado e divertido Blood Bowl não poderia ficar de fora! Vamos começar com uma pequena história.

Blood Bowl não faz parte do "Canon" oficial do mundo do Warhammer Fantasy, mas ele é todo e completamente inserido nessa ambientação, trazendo para o campo de batalha, digo, campo de futebol as mais variadas raças desse mundo em forma de times que competem entre si para ver quem é o maior e melhor time de todos. Claro que ser o melhor time não significa ser aquele que fez mais touchdowns, todos sabemos que os Fãs querem mesmo é ver sangue, porrada e cabeças rolando. Por este motivo muitos dos mais famosos times de Blood Bowl são única e exclusivamente voltados para descer a mão no time adversário! É um grande espetáculo sem dúvida nenhuma.


O Blood Bowl foi criado inicialmente como um jogo de miniaturas, onde dois jogadores (chamados de "Coaches", ou "Treinadores") pegavam as miniaturas da caixa básica, montavam, pintavam e jogavam partidas um contra o outro conforme o livreto de regras. A parte de montar e pintar é muito presente nos produtos da Games Workshop, é praticamente a alma de seu negócio visto que seu público alvo são pessoas cujo hobby não é só jogar, mas sim modelar e pintar seus próprios soldados das cores que achar mais bonitas. O jogo cresceu em popularidade e novos times (incluindo novas raças) foram sendo inseridas nas regras do jogo na medida que suas miniaturas foram sendo lançadas.


Em tempo o jogo foi ganhando novas edições, trazendo consigo regras cada vez mais detalhadas, procurando sempre o balanceamento e diversão do mesmo. Infelizmente a popularidade do Blood Bowl não chegava nem perto da popularidade do Warhammer 40k ou Warhammer Fantasy, que eram jogos muito mais avançados em termos de modelismo, pintura e regras. Com o tempo seus modelos ficaram cada vez menos procurados até serem descontinuados, forçando os poucos mas fervorosos fãs a caçarem miniaturas usadas para continuar completando e criando novos times. 

Tudo isso mudou quando a Games Workshop decidiu entrar no ramo de jogos de computador, criando assim o Blood Bowl para PC, um jogo que para mim nunca envelhece e que me permite apreciar esse 'Esporte' em primeira mão. Mais tarde eles lançaram o Blood Bowl 2, com gráficos melhores e algumas jogabilidades diferentes. Eu pessoalmente adoro o Blood Bowl Chaos Edition, que é o primeiro jogo lançado, mas com todas as expansões, é simples, é barato e é leve, procurem na STEAM e se quiserem um parceiro para jogar e aprender os macetes do jogo, estarei disponível!


Para ganhar um jogo de Blood Bowl você deve fazer mais touchdowns que seu oponente, e essa é a única forma de marcar pontos nesse jogo. O problema que a principal mecânica do jogo são os "Blocks", usados para empurrar, derrubar ou nocautear os jogadores do time adversário, abrindo espaço para o seu "Ball Carrier" chegar até a linha final. Sempre que um Block acontece, é feita uma rolagem de dados para ver que tipo de danos resultantes desse movimento, como um braço quebrado, costelas estraçalhadas, tornozelos torcidos ou até mesmo morte instantânea. Em todos esses casos o jogador é removido de campo (aquele que sofreu o ferimento, não o causador, hahahahaha!) e o time passa a jogar com um jogador a menos, por esse motivo há times que são completamente especializados em machucar gravemente ou até mesmo matar os jogadores adversários e dessa forma fazer touchdowns graças a sua vantagem numérica! Sem contar que quanto mais sangrento for o seu time, mais fãs você terá e mais bônus você ganha em rolagens de "humor da plateia" que acontecem durante o jogo.

O Blood Bowl satiriza o esporte e o mundo de fantasia medieval, brincando com a realidades de ambos. Ele fornece regras para subornos, poções "especiais" para melhorar seu time (mas que podem ser pegas por testes "anti-doping" contratados pelo seu oponente). É possível que seu time seja tão odiado pelos fãs que eles acabam indo para as partidas só para jogar pedras e nocautear seus jogadores. Em contra partida você pode contratar "fãs" para torcer por você, arrumar confusão no estádio ou até mesmo um Mago da escola arcana para sentar na plateia e lançar uma magia destrutiva em um jogador adversário em qualquer momento que você quiser. Tudo permitido e dentro das regras!


Seus jogadores também ganham experiência e passam de nível, aumenta seu range de skills e atributos, tornando-os mais formidáveis (e também um alvos mais atrativos para tomar porrada). Se está jogando o jogo de miniaturas, é preciso tomar nota dos pontos de experiência de cada jogador separadamente e de suas respectivas habilidades, já no jogo de computador isso é calculado automaticamente, e com um mero click do botão você consegue verificar seu status atual. Sempre que um jogador faz touchdown, faz um passe bem sucedido ou nocauteia um jogador oponente ele ganha pontos de experiência.

Cada raça possui suas próprias vantagens e desvantagens, algumas são muito parecidas mas a diferença está nos seus jogadores disponíveis no seu momento de criação. Há no total 23 times no jogo de computador (Chaos Edition), todos eles diferentes e com formas diferentes de serem montados e desenvolvidos. São muitas opções!


Além da sua versão em miniaturas e sua versão computadorizada, temos também o Tabuleiro do Blood Bowl, que é um Card Game já descontinuado mas que pode ser achado em lojas online para venda. Esse jogo está entre os 10 melhores que já joguei, podendo ser jogado de 2 a 4 jogadores. Se acharem esse jogo para vender por um preço baixo, comprem! Vale a pena!

Por fim, caso você seja daqueles que gosta de colecionar miniaturas, pintá-las com os detalhes que preferir tenho uma excelente notícia: a Games Workshop está relançando as miniaturas do Blood Bowl, só que muito mais detalhadas e bonitas que as antigas! Vejam a seguir:





E aí, o que achou do Blood Bowl? Uma mistura interessante de Futebol Americano e RPG Medieval, espero você em campo, seu maricas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário