Resenha | Star Wars: Um Novo Amanhecer (John Jackson Miller)


Sinopse: Desde os terríveis acontecimentos em STAR WARS - Episódio III: A vingança dos Sith, quando todos os Jedi foram perseguidos e condenados à morte, Kanan Jarrus tem vivido na clandestinidade, evitando criar problemas com o Império. Porém, um embate mortal entre as impiedosas forças imperiais e os revolucionários desesperados se mostra próximo demais e impossível de se ignorar. A honra e o senso de justiça do cavaleiro Jedi despertam, e ele volta à ação em uma batalha de grandes proporções contra o mal. Mas Kanan não vai lutar sozinho. Ele contará com a ajuda de aliados improváveis, incluindo a misteriosa Hera Syndulla - que parece ter suas próprias motivações. Enquanto uma crise de proporções apocalípticas surge no planeta Gorse, o grupo enfrenta as forças mais poderosas da galáxia, em defesa de um mundo e de seu povo. Nesta primeira aventura juntos, os protagonistas da série Rebels conquistam seu espaço entre os maiores heróis da série STAR WARS, rumo à luta contra o Império.

Anos depois dos acontecimentos do Episódio III, o Império ganhou força pela galáxia, usando métodos que oprimem o povo e incitam o medo. No meio desse caos que o Império trouxe, Kanan Jarrus, velho conhecido de quem assiste a série de animação Star Wars: Rebels, tenta ganhar a vida fazendo alguns bicos e passando despercebido. Isso porque ele é o antigo Padawan da mestre Jedi Depa Billaba, que foi assassinada na sangrenta Ordem 66. Pouco restou do jovem que costumava ser conhecido como Caleb Dume.

No começo do livro Kanan está trabalhando como entregador de explosivos em Cynda, lua que orbita um lamacento planeta chamado Gorse, que também vive uma noite eterna por não possuir rotação. Esses explosivos são usados pelo império para a mineração de Torilídio, mineral bem raro e que é muito usado na construção de espaçonaves.


Cynda é de vital importância para o Imperador, tanto que ele acaba designando um emissário famoso por sempre conseguir extrair o máximo de produção de suas minas, o agora mais droide do que humano Conde Vidian.

O livro mostra como Kanan conheceu a twi'lek Hera Syndulla, parceira dele em Rebels e que teve o seu nome citado em Rogue One. Hera chega ao planeta para conseguir algumas informações vitais para sua luta contra o Império, mostrando que algumas pessoas começam a demonstrar insatisfação com o atual governo, mas que ainda não temos um grupo rebelde criado.

Tudo vai por água a baixo quando Skelly, que é um dos responsáveis pela detonação das bombas nas minas de Torilídio, coloca em sua cabeça que tem que provar para o Império que essas detonações estão criando problemas para a lua. Mas "inteligentemente" ele tenta provar sua teoria criando uma grande explosão. Tudo isso faz com que uma aliança improvável se forme entre Kanan (muito relutantemente), Hera, Skelly e Zaluna, uma especialista em segurança que passava o dia observando as pessoas pelas câmeras.


O livro mostra bem como Kanan abandonou completamente sua vida como Jedi. Ele ajuda algumas pessoas as vezes, porem sempre tentando não se envolver muito para não se meter em problemas que farão com que o Império volte sua atenção a ele, logo essa ideia de se rebelar ao seu ver além de loucura é suicídio. no final ele acaba se juntando ao grupo, mais por sua fascinação por Hera do que qualquer outra coisa.

John Jackson Miller acaba criando uma historia que mantem o clima de Star Wars e introduz muito bem a relação entre os dois personagens que foram criados para a serie de animação. O livro traz um tom mais real para este universo, algo parecido com o que foi feito em Rogue One, onde temos um maior contato com a população, aumentando a sensação de opressão do Império, alem de podermos ver a busca de recursos necessários para manter o exercito imperial.

Vale dizer também que o livro faz parte do novo cânon estabelecido pela Disney após a compra da franquia. Se esse livro foi criado com a intenção de promover a serie de animação, eles atingiram esse objetivo de forma majestosa.

Ficha Técnica:
Nome: Star Wars - Um Novo Amanhecer
Autor: John Jackson Miller
Editora: Aleph
Páginas: 424
Onde Comprar: Submarino, Saraiva, Saraiva.
Adicione no Skoob

Nenhum comentário:

Postar um comentário