Galeria de Belas Maldições | Livro, Rádio Drama e Arte

"O inferno pode ter todos os melhores compositores, mas o céu tem todos os melhores coreógrafos."
Anathema Device é uma bruxa que possui um livro de profecias muito acuradas. O livro, que pertenceu a sua ancestral, prevê que o mundo acabará no sábado. E isso nem mesmo é o pior. O pior, é claro, é ter que lidar com o domingo. Mas não entremos em pânico, nós ainda temos uma semana para pensar no que fazer. Afinal, o apocalipse é uma ótima ideia... em teoria. Na prática não é bem assim. Quer dizer, o mundo ainda tem muitas coisas legais para oferecer. Boa música, livros e tempo para uma soneca. Se o Céu vencer, vai ser entediante. E se o Inferno vencer, legal, mas ainda vai ser entediante. Então, o demônio Crowley e o anjo que tem convivido com ele no mundo desde os primórdios dos tempos, Aziraphale, decidem que o apocalipse precisa ser impedido. Eles só precisam encontrar a criança certa, aquela que é o anticristo. Mas as freiras satanistas ferraram com tudo e trocaram os bebês. De qualquer forma, não podemos perder a calma.

"Você é um dos anjos do inferno então, hã? De que capítulo você é?"
Esse é o livro chamado Belas Maldições lançado em 1990. Essa comédia fantástica e inteligente foi escrita pelos autores britânicos Neil Gaiman e Terry Pratchett. Caiu nas minhas mãos uma edição em inglês. Dessas que as pessoas “lá fora” compram para ler em viagens, custam praticamente nada e são descartadas depois. Sou fã de carteirinha do Gaiman e nunca tinha lido nada do Pratchett, mas já virei fã dele também. O livro é simplesmente incrível. É engraçado, tem personagens cativantes e frases memoráveis. Até mesmo as notas de rodapé, que eu costumo achar entendiantes na maioria dos livros, são muito boas. Apenas informações úteis, é claro, se é que você me entende.

"Sabe, não basta saber o que o futuro é. É preciso saber o que ele significa."
Alguns dos personagens memoráveis são os quatro cavaleiros do apocalipse, que tiveram seus cavalos substituídos por motos. Guerra é uma mulher linda e forte. Por onde ela passa, o caos se instaura. Ela costumava estar no ramo de distribuição de armas, mas cansou e foi ser jornalista, o que faz muito sentido. Fome é um detestável empresário, dono de marcas de comida que são muito populares, mas que não alimentam nada muito diferente do que nós temos hoje com certas marcas. Morte é apenas um motociclista e, bem... ele é a morte, ponto. Peste, infelizmente foi obrigado a se aposentar em 1929 com a invenção da penicilina, mas Poluição tomou seu lugar.

Outro personagem que merece um lugar especial aqui é o Cão. Cão é o nome de um Hellhound (cão infernal) designado para atender a todos os pedidos do Anticristo. Assim, ele se torna um cãozinho muito simpático e preocupado com o problema dos gatos na vizinhança.

Além do texto fascinante, a BBC radio fez o favor de nos agraciar com uma adaptação de Belas Maldições para um “radio drama”. E, como se isso não fosse o bastante, ainda chamaram artistas para ilustrar o projeto.


Esse pequeno teaser do programa, gravado pelos próprios autores, foi ilustrado por Si Gurr. Além disso contamos também com Rebecca Mock, James Harvey, Feliciatas Aga, Teddy Baden, Isabel Greenberg e – meu preferido – Sean Phillips, autor da capa dessa postagem. Esses trabalhos podem ser encontrados aqui. Além disso, o site conta com vários extras. Neil Gaiman lendo suas partes favoritas do livro, uma demonstração ilustrada do kit que um Witchfinder (encontrador de bruxas? Haha) deve ter sempre por perto, enfim. Vale a pena conferir.

“Se você quer imaginar o futuro, imagine um garoto, seu cachorro e seus amigos. E um verão que nunca acaba.”
Toda a história é muito visual. Quero dizer, você consegue imaginar perfeitamente todas aquelas situações inusitadas e personagens característicos. Não é de se admirar que tenha inspirado tantas pessoas diferentes a criarem fanarts do livro. Portanto, resolvi juntar algumas artes feitas por fãs espalhadas pela internet para montar uma pequena galeria de Belas Maldições.

lastlabyrinth

lastlabyrinth

candra

xxsymmetryxx

viaje-d8341w7

jdillon82

jdillon82

jdillon82

Fyeahgo

linnpuzzle

animagess

candra


gido

graphitedoll

candra

chatenoire

Nenhum comentário:

Postar um comentário