Review | Unravel (PS4, XBox One, PC)


Durante a conferência da EA Games na E3 de 2015, o designer Martin Sahlin comoveu o público com a apresentação do game Unravel, atrapalhado com nervosismo e timidez, mas sem medo de expor seus sentimentos e lágrimas para dizer que o game é baseado em suas melhores lembranças, e a apresentação do game da Coldwood Interactive deixou claro que se trata de uma obra feita com amor.


O game de plataforma em 2D conta com diversas fases para encontrar peças que liberarão fotos em um álbum de família, que mostram registros e lembranças de uma infância feliz, no controle de um boneco de lã que vai se desenrolando enquanto as fases são exploradas. Unravel lembra o clássico indie e sombrio Limbo, mas com visual de LittleBigPlanet. É preciso desvendar segredos dos cenários para poder seguir adiante, ou encontrar locais secretos para pegar itens colecionáveis, sempre usando a linha para escalar, balançar, pular, e resolver pequenos, mas complexos quebra-cabeças. O visual é realista, com cenários da natureza cheios de vida, belíssimas paisagens repletas de vegetações variadas e animais interagindo no fundo do cenário ou interferindo na experiência do game.

Em certos pontos, o protagonista encara situações que trazem um clima de melancolia, mas resolver os problemas leva a momentos emocionantes e realizadores. A trilha sonora é orquestrada, e combina bem com cada ambiente e momento vivido no game.

Os quebra-cabeças muitas vezes são difíceis de resolver. Errar uma manobra pode obrigar o jogador a voltar caminhando e se puxando pela linha até o ponto de princípio da missão. Como em Limbo, é uma obra que consume habilidade e raciocínio do jogador.


Veredicto

Unravel, como muitos games independentes e poucos blockbusters, é uma obra feita para aproveitar mais com o coração do que com o controle. Quebra-cabeças inteligentes, visual cheio de vida, um protagonista carismático, e uma história comovente sobre boas lembranças e superações de perdas fazem do jogo um título obrigatório para amolecer o coração de qualquer jogador. É de se surpreender que uma empresa como a EA Games, que quase só investe em títulos de esportes e blockbusters, está apta a distribuir games de estúdios como o Coldwood Interactive.

Nota: 8,5

Ficha Técnica
Título: Unravel
Plataforma: PlayStation 4, Xbox One, PC
Produtora: Coldwood Interactive
Distribuidora: EA Games

Nenhum comentário:

Postar um comentário