Review | Ratchet & Clank (PS4)


A série Ratchet & Clank nasceu em 2002 no PlayStation 2, seguindo como um dos principais games de mascotes de consoles da Sony. Os protagonistas não tiveram a mesma popularidade de personagens como Mario e Sonic, mesmo com games bem superiores aos do ouriço azul.

O novo game dos estúdios da Insomniac Games faz parte de uma manobra de marketing da Sony, uma espécie de remake do primeiro game, acompanhado de um filme em animação estreando nos cinemas praticamente ao mesmo tempo do lançamento. Tentando manter o humor herdado pela franquia, o jogo se apresenta como o jogo do filme do jogo.

Na prática, Ratchet & Clank é uma linda reimaginação da série com o padrão de gráficos e jogabilidade dos games de hoje. Visualmente, é como controlar uma animação da Pixar, com personagens detalhados e cheios de personalidade.


Trata-se de um game de plataforma em 3D à moda antiga, com muitos cenários para explorar e diversos itens colecionáveis para coletar. Além disso, o jogo é um grandioso shooter em terceira pessoa com um arsenal que deixaria Duke Nukem babando de inveja. No controle do lombax Ratchet, o título conta com armas das mais tradicionais como pistolas, lança mísseis e bombas, até invenções malucas como a bomba que faz os inimigos dançarem descontroladamente, o pixelizador, arma que deixa os inimigos com visual pixelado como games da geração 8-bit, e o ovelhador, raio que transforma criaturas em ovelhas inofensivas. O bom humor está presente tanto no gameplay quanto em cenas de diálogos. Os cenários são imensos e ricos, e incentivam à exploração, com inimigos de diversos tipos e tamanhos, e cada um reage de maneira diferente a cada arma.

Em certas partes, controlamos o parceiro Clank, que deve solucionar quebra-cabeças inteligentes e complexos, mas que infelizmente quebram o clima de ação frenética e humorada das partes em que controlamos Ratchet. Há também estágios de nave no estilo de Star Fox, mas não chega perto do brilho da série da Nintendo.


Veredicto

Visual deslumbrante um grande número de armas cheias de criatividade são dos elementos que mais chamam a atenção neste grande game de plataforma 3D, que certamente vai matar saudades de quem jogou outros games do gênero como Banjo-Kazooie, Super Mario 64, Crash Bandicoot, e especialmente os primeiros títulos da série Ratchet & Clank. As partes em que controlamos Clank ou a nave são o ponto fraco do game, quebrando a diversão de explorar cenários incríveis e atirar em adversários com ousadas armas.

Nota: 8,0

Ficha Técnica
Título: Ratchet & Clank
Plataforma: PlayStation 4
Produtora: Insomniac Games
Distribuidora: Sony

Nenhum comentário:

Postar um comentário