Ferramentas Online Para Sua Campanha de RPG


O RPG sempre ofereceu uma série de recursos interativos, como mapas, escudos, dados, fichas, livros (muitas vezes em xerox) e a todo material que o mestre prepara com carinho antes de cada aventura. Isso envolve charadas, arquivos, recortes de jornal, enfim. Tudo o que a imaginação permitir. Hoje contamos com o bônus da internet. Os recursos foram multiplicados. Temos acesso a páginas em redes sociais para discussão, além de fóruns online, entre outras coisas. E tudo isso está crescendo sem parar. A minha intenção é mostrar alguns desses recursos que foram criados ao longo do tempo para deixar sua campanha mais divertida e/ou eficiente. Selecionei os que achei mais interessantes e completos.


O primeiro da lista é o portal que me inspirou a escrever sobre isso. O Obsidian Portal é uma ferramenta bonita e elegante que permite que o mestre e os jogadores preparem e mantenham acesso aos arquivos de uma campanha através do computador. Conta com ferramentas como calendários, logs das aventuras, fichas de personagens, mapas, glossário da campanha, enfim. Sem falar que é muito bonito. Você pode escolher um background para sua página e upar um banner.



Não tão elegante quanto o Obsidian, porém muito interessante. O DonJon cobre vários sistemas e conta com geradores de mapas, nomes, calendários fantásticos, tesouros e até mundos aleatórios.

Tabletop Audio - http://tabletopaudio.com/

Eu particularmente adoro criar um bom clima para jogar RPG, especialmente porque jogo muito Mundo das Trevas e gosto da atmosfera de mistério. Esse site conta com efeitos sonoros variados para sobrepor tensão à história.

Who The Fuck Is My Character - http://www.whothefuckismydndcharacter.com/

Quem diabos é o meu personagem? é um site inteligente e infame, ao mesmo tempo que oferece backgrounds aleatórios gerados na hora para você usar.

Ex.: Cara, olha isso, eu vou ser um miserável mago de uma cidade pequena do interior que é o último dos filhos bastardos do rei. Eu realmente não ligo a mínima para aquele cara.

Ex.2: Cara, olha isso, eu vou ser um anão melodramático paladino do vale dos gigantes que deve dinheiro para as pessoas erradas.

3D Virtual Tabletop - http://www.3dvtt.com/

Para jogar jogos como Dugeons & Dragons ou Pathfinder. Um aplicativo que substitui os tabuleiros e miniaturas com uma simulação 3D.


Todas as mesas passam por uma fase difícil, onde parece impossível reunir todos os jogadores no mesmo dia. Esse site oferece uma plataforma para você jogar suas partidas online. Possui rolador de dados, mensagens privadas, envio de imagens, logs, entre outras coisas. Com o adicional de ser em português.


O que me parece um dos mais completos, Roll 20 oferece uma plataforma que reúne tudo o que foi citado anteriormente em diversos sistemas diferentes. Você pode jogar online através do navegador utilizando mapas, imagens e efeitos sonoros, tudo instantâneo.


Help RPG 

É basicamente um simulador. Em uma das abas (http://helprpg.com.br/utilitarios/tempo/) você simula um possível estado do tempo para sua aventura. Chuva, sol, calor, frio, etc. Também tem uma área para simular nomes de espadas para aqueles guerreiros mais fanát... digo, dedicados! (http://helprpg.com.br/utilitarios/nome-espada/) E, o meu preferido, um simulador de sorte (http://helprpg.com.br/utilitarios/sorte/#) que dá opções no estilo “seu amor sofrerá uma morte lenta e dolorosa” ou “seu melhor amigo escapará da morte graças a uma ajuda inesperada”.

Esse foi um pequeno recorte das ferramentas que eu acredito que são as mais legais. Qual sua plataforma favorita? Por favor, deixe suas respostas e dicas nos comentários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário