Combo: Literatura Nacional + WattPad + Resenha


Todo mundo já está familiarizado com o WattPad. A rede social onde você pode encontrar todo o tipo de escritores e publicar as suas próprias histórias. Talvez apenas por diversão, escrevendo com mundos ou personagens emprestados. Mas quem sabe você comece a estudar escrita criativa e comece a criar, desenvolver suas próprias estruturas e acabe conseguindo entrar no mercado.

Por que o WattPad é tão importante? Acredito que parte do sucesso se deva ao fato de que ele proporciona aos escritores a chance de ser lido. Qual o propósito de um texto que não sai da gaveta? Qual o propósito de um livro que fica esquecido em um canto empoeirado? Livros são mais felizes na mão de leitores. Seu cheiro é para ser apreciado e suas páginas foram feitas para serem viradas.

Eu me pergunto constantemente: onde estão os leitores brasileiros? Nós temos bons números de venda em cima de algumas obras, mas em um país do nosso tamanho, ainda não é o suficiente. E esses números caem ainda mais quando tratamos de autores brasileiros. Onde estão nossos leitores? Já conversei com pessoas que desejavam publicar livros, mas nem mesmo gostavam de ler. Não entendo a lógica disso.

Desde que comecei a ler autores nacionais, como Leonel Caldela, e descobri que a nossa literatura era tão boa como qualquer outra, me impus a tarefa de cultivar minha própria prateleira de obras brasileiras. Além disso, sempre que converso com alguém, insisto em bater nessa mesma tecla, em valorizar nossos artistas. Isso não significa parar de comprar Guerra dos Tronos. Significa que nós também podemos dar uma chance para o que é produzido aqui: obras inteligentes feitas por gente talentosa.


Se por um lado, é difícil conquistar mais leitores, por outro lado, é inegável que estamos vivendo um momento de oportunidades. Não apenas pela ascensão do WattPad, como também pela facilidade de ferramentas como financiamento coletivo e pela rápida divulgação através das redes sociais. Tudo isso fornece um cenário favorável para escritores iniciantes darem seus primeiros passos no mercado editorial.

Como leitora aficionada e teimosa que sou, vou insistir nas minhas postagens para que vocês conheçam e incentivem autores nacionais e iniciantes. Hoje é a vez de apresentar o Murilo Burns, que me instigou a escrever essa postagem em primeiro lugar. Ele é nosso querido revisor aqui no Nerdbucks, além de Jedi e viajante. O conto publicado no WattPad pelo Murilo foi o Espectros do Passado, que vocês podem ler na integra clicando aqui.


Trata-se de uma viagem estranha feita pelo protagonista. Essa viagem acaba tornando-se uma metáfora para a própria vida dele. O mundo apresentado forma um quebra cabeça a partir de um visual muito interessante que se constrói e se desconstrói conforme o personagem avança. Tudo numa linguagem simples e atual deixando o foco no suspense e nas questões levantadas ao longo da trajetória.

E por que eu iria querer retornar para um mundo onde as pessoas só pensam em si mesmas? Um mundo onde o dinheiro vale mais do que tudo, inclusive do que as próprias pessoas? Um mundo onde até mesmo as crianças acabam sofrendo por causa da ganância dos adultos?

Particularmente, fiquei com a impressão de que o autor revela demais a moral da história no final, momento em que esta deixa de ser subjetiva. Ainda assim, em termos de enredo, ele consegue manter o suspense até a última linha. Imagens do passado, memórias boas e ruins, dúvidas sobre o que está acontecendo. Tudo isso vai montando o quebra cabeça até a conclusão.


Espero que o conto forneça uma boa prova do que se trata a obra do Murilo e do que mais você pode encontrar no WattPad. A partir daí, também espero que comece a dar uma chance para esse pessoal maravilhoso que escreve no Brasil.


Nenhum comentário:

Postar um comentário