Boardgame digital: vale a experiência?


Com a ascensão da nova onda de boardgames modernos, muito mais interessantes e divertidos, existe uma forma cada vez mais comum de aproveitar esses jogos: por meio de plataformas digitais.

Sim, isso pode parecer totalmente contraditório, mas os jogos de tabuleiro digitais andam se tornando cada vez mais uma tendência. Como vocês sabem que eu odeio ser óbvio naquilo que escrevo, ao invés de ficar aqui descrevendo prós e contras de cada uma das plataformas, prefiro contar para vocês como descobri que essas plataformas podem ser interessantes, e como podem não ser.

O rosto desconhecido e o jogo de amigos

Eu comecei com o boardgame arena, que é um site com excelentes referências dentro da comunidade. Eu já tinha conhecido outro antes, o happy meeple, mas não gostei dele e logo que conheci o boardgame arena, deixei-o de lado.

Acontece que, no começo, quando eu não conhecia tantos jogos e ainda tinha amizades relativamente limitadas dentro do hobby, o jogo online com certeza estendeu meus limites. Naqueles primeiros momentos, em que o jogo era o importante, a coisa era jogar, não importava com quem.


Com o tempo eu fui percebendo que o jogo pelo jogo era um bocado desinteressante, especialmente porque você vencia ou perdia, mas não tinha vínculo com a pessoa com quem isso acontecia. Vencer ou ser derrotado por um total estranho, na frente do computador, é uma coisa. Outra totalmente diferente é você entrar em uma loja, evento ou outros lugares e jogar com pessoas que você está conhecendo, e entender que aquelas pessoas estão apenas querendo se divertir.

Mesmo com jogos mais pesados e complicados, isso se torna interessante, ainda mais porque. dependendo do tipo de jogo, suas chances já são consideravelmente menores se a pessoa conhecer o jogo melhor que você.

Você poderia imagina, então, que eu não acho que existam vantagens no site e nas plataformas digitais, na verdade discordo totalmente.

Um treino e uma forma de passar o tempo

Acontece que alguns jogos de escola alemã têm uma necessidade de rejogabilidade para a dominação de alguns elementos, e sempre se apresentam como um novo desafio, todas as vezes que são jogados.

Eu, por exemplo, usei o boardgame arena para dominar relativamente bem o Puerto Rico. Jogo de escola alemã com umas dinâmicas bem interessantes, ele é um excelente exemplo de jogo que pode ser treinado online para oferecer melhores desafios para os amigos no real.


Outra coisa que também já fiz e achei bem interessante foi marcar com os amigos de mesa no boardgame arena, para apresentar jogos e em momentos em que eu estava muito corrido com o meu dia para ir até a loja para jogar.

Finalmente, se existem jogos curtos e interessantes (race for the galaxy em duas pessoas é um exemplo) para dar uma desanuviada no dia de trabalho, bem... por que não?

Essas foram as formas que eu acabei usando essas plataformas. Você tem outras formas, experiências diferentes? Comenta aí embaixo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário