Playlist Literária | Obras que Inspiraram Músicas


Não é novidade para ninguém que um artista influencia outro. E que existem relações de troca entre diferentes mídias. Os quadrinhos de Sandman, por exemplo, foram fortemente influenciados por Shakespeare, entre outras referências. O Rei de Amarelo está completamente impregnado em toda a primeira temporada da série True Detective. As ilustrações do artista Gustav Klimt resultaram numa bela abertura para o anime Elfen Lied. Enfim, a lista é grande. Nesse texto, no entanto, eu gostaria de abordar quadrinhos e obras literárias que influenciaram músicos. Não vou falar sobre músicas específicas, apenas álbuns completos. Para começar, o álbum que me inspirou a abordar o tema:

The Life and Times of Scrooge

Tuomas Holopainen é o compositor e tecladista da banda Nightwish. O primeiro álbum solo dele foi inspirado na jornada do Tio Patinhas (Srcooge) em busca do seu grande tesouro. Essa história é encontrada na obra A Saga do Tio Patinhas, escrita e ilustrada por Don Rosa. A capa do álbum de Tuomas foi ilustrada pelo próprio Don Rosa.


Where's Neil When You Need Him?

O autor de Sandman, Neil Gaiman, tem um longo portfólio repleto de obras conhecidas e admiradas. Em vista dessa gama de livros e quadrinhos, Where's neil when you need him? reúne músicas criadas por diferentes artistas, sendo que cada música é inspirada em uma obra diferente.


Neuromance

Certa vez, eu li em algum lugar que esse álbum da banda Dope Stars Inc foi inspirado no romance de William Gibson, Neuromancer. Eu nunca consegui confirmar essa informação, mas a influência do romance na sonoridade de toda a carreira da banda é inegável.


The Chemical Wedding

Esse álbum pertence à carreira solo de Bruce Dickinson (vocalista do Iron Maiden) e foi inspirado na obra do poeta e pintor William Blake.


Geidi Primes

Primeiro álbum da cantora Grimes. Foi inspirado em Duna, romance por Frank Herbert.


Bloodletting

Terceiro álbum da banda Concrete Blonde. A banda varia muito em temática e estilo, mas esse CD especificamente tem um tom mais sombrio. A influência aqui foram as Crônicas Vampirescas da autora Anne Rice.


Nightfall in Middle-Earth

Todos sabemos que Tolkien influenciou milhares de músicos e bandas. Blind Guardian é apenas uma delas. Sinceramente, eu acredito que eles mereciam ter ganhado uma pontinha na trilha de algum dos filmes. Nightfall in Middle-Earth foi inspirado em Silmarillion.

Vale mencionar as bandas que dedicam suas carreiras inteiras à Tolkien, como Battlelore e a nacional Lothlorien.


William Shakespeare's Hamlet

Um monte de bandas de metal - nacionais! - que se juntaram para tocar músicas inspiradas em Hamlet.


Music From The Succubus Club

Cada música desse álbum pertence a uma banda diferente e foi escolhida para representar um clã de Vampiro: A Máscara. Sim, acho que livros de RPG também contam!


Realms of Chaos: Slaves to Darkness

Falando em jogos, a banda Bolt Thrower tem três álbuns de estúdio baseados em Warhammer 40.000, entre eles está Realms of Chaos. As músicas estão recheadas com passagens retiradas dos livros.


Necronomicon

Álbum da banda Nox Arcana. Para quem não sabe, Necronomicon é o misterioso livro dos mortos escrito por Abdul Alhazred, pseudônimo de H.P. Lovecraft. Eu diria que é uma boa trilha para jogar RPG.


One Night in Carcosa e Lovecraftian Dark

Ambos pertencem à banda finlandesa Dawn of Relic. As influências aqui são duas. Lovecraft e Chambers, embora Lovecraft tenha sido influenciado por Chambers em primeiro lugar. O álbum Lovecraftian Dark foi descrito da seguinte forma pela banda: “é uma história imaginária descrevendo sua última hora neste mundo; as letras são basicamente um estranho quebra-cabeça criado através dos títulos dos seus livros, que são combinados com intuito de criar um significado específico” (informação retirada do Wiplash).


Dark Saga

Álbum da banda Iced Earth dedicado aos quadrinhos do Spawn, criadas por Todd McFarlane. A banda também tem um álbum chamado Horror Show dedicado à várias criaturas literárias como Drácula e Frankenstein.


Animals

Álbum do Pink Floyd dedicado à obra A Revolução dos Bichos de George Orwell.


The Raven

Embora esse álbum contenha alguns relançamentos de músicas famosas do artista, Lou Reed volta a maioria das suas composições aos contos de Edgar Allan Poe. Assim, ele dedica o CD ao escritor.

Há outros álbuns com a mesma temática, como o Tales of Mystery and Imagination da banda de rock progressivo The Alan Parsons Project e Shadow of the Raven da banda Nox Arcana.


Se vocês acham que tem algum álbum faltando, por favor, deixem a sugestão nos comentários. Talvez eu possa continuar a lista e escrever a parte II.

Nenhum comentário:

Postar um comentário