Projeto A.R.E.N.A: um jogo no qual você deve ficar de olho!


Uma das minhas satisfações ao desenvolver um projeto de game design foi entrar em contato com outros desenvolvedores e ver como a coisa pode ser feita de tantas e variadas formas. O projeto A.R.E.N.A, de autoria de Luiz Fernando Tom, é um excelente exemplo disso.

Fui agraciado com um protótipo do projeto e vou falar mais a respeito neste texto, mas já de antemão aviso: se você gosta de jogos estilo FPS e está cansado de estar sempre na frente de uma tela para jogá-los, este jogo é, com certeza para você.


Prepare-se para a A.R.E.N.A

Com um clima meio dark e sanguinolento, de filmes como Juiz Dredd e jogos como Doom, o Projeto A.R.E.N.A é uma excelente opção para pessoas que ainda não estão totalmente acostumadas ainda com jogos de tabuleiro, mais simples de colocar na mesa que um Zombicide, por exemplo e com uma carga interessante de caos  diversão tática.

Apesar de ainda não estar totalmente finalizado, faltando alguns detalhes para chegar ao produto final, o cerne das regras do jogo foi profundamente bem desenvolvido: o objetivo é fazer o máximo de pontos possível dentro de uma quantidade predeterminada de turnos: o padrão são 10 pontos, mas é possível combinar limites de turnos menores para partidas mais curtas.

Outro detalhe fundamental é a quantidade de armas e o combate altamente simplificado, que torna o jogo ágil e sem tantas dificuldades quanto outros títulos que tentam fazer a transposição de temas digitais para jogos analógicos.

Exemplo de arma do jogo.

Os problemas que todo o desenvolvedor de jogos passa no Brasil

Pelo menos por enquanto, um dos detalhes que deixaria o Projeto A.R.E.N.A é a dificuldade de produzir miniaturas plásticas de alta qualidade, aos moldes internacionais, no Brasil. Junte a isto a questão do valor do dólar e entendemos que para um projeto que ainda não tem editora, fica totalmente impossível colocar miniaturas no jogo.

As soluções são diversas, e eu estou , sinceramente, ansioso para saber qual o autor vai escolher, pois sei que , independente de qual ela for, com os ajustes finais que ele pretende fazer e as excelentes sugestões que ele vem recebendo das pessoas, ele com certeza estará desenvolvendo um excelente produto final para todos nós.

Fique de olho no Projeto A.R.E.N.A e saiba mais pela página do facebook.

Nenhum comentário:

Postar um comentário