Porque os tordos morrem? Jogos Vorazes e a realidade


Com o Lançamento do último filme de Jogos vorazes, veremos o qual o real preço do heroísmo. A revolução e a mudança do mundo cobra um preço tremendamente sério e nem todos estão realmente interessados em pagá-lo.

Por menos que pareça e por mais que se desconfie, Jogos Vorazes alcançou um sucesso tão estrondoso por ser mais do que um triângulo amoroso adolescente entre uma menina forçada a uma tragédia, um herói trágico e gentil e um rapazote idealista que acredita na liberdade.

Para evitar spoilers e qualquer situação que fique desagradável sobre o filme que vai sair, vamos falar sobre alguns detalhes relacionados a jogos vorazes que têm uma profunda relação com a nossa realidade e outros detalhes sobre um filme que tem muito para ajudar na formação ideológica de muita gente.


O efeito Katniss

Nos livros e nos filmes, o fato de Katniss Everdeen se rebelar contra a Capital de várias formas, fazendo com que ela tenha de mudar as regras do maior símbolo da submissão dos distritos para a Capital: Os Jogos Vorazes, muda seu destino.  Usando as regras do jogo contra eles mesmos e sendo usada como o símbolo de uma revolução longamente arquitetada, a jovem se sente verdadeiramente destruída pela fama e pela publicidade para se tornar um símbolo, que inspirasse as mudanças sociais necessárias na sociedade pós-apocalíptica chamada Panem.

Ironicamente, diversas mudanças reais também acabaram sendo estimuladas e usando este símbolo, esta personagem. Na época do lançamento de Esperança Parte 1, estudantes tailandeses usaram a simbologia do filme, assim como da revolução Francesa, para denunciar ao mundo a tirania do governo. Pouco se ouviu depois disso sobre eles.

Por que será?


Outra guerra que Katniss inspirou, Jennifer Lawrence, a atriz que interpretou a personagem do filme, decidiu denunciar a diferença de salários entre atores e atrizes dentro do mesmo filme. De acordo com ela, mesmo que a mulher apareça mais, ganha menos.

E no nosso dia a dia?

O interessante é que apreciamos as histórias trágicas de heróis revolucionários, mas recriminamos, na maioria das vezes, os pequenos heroísmos da realidade. Uma das maiores lutas atuais são os alunos de São Paulo contra o fechamento de escolas. Existem vídeos circulando de professores sendo agredidos e presos, com o Governador Geraldo Alckmin agindo de forma extremamente similar ao presidente Snow. Os mesmo que aplaudem Katniss invalidam possibilidades de reação das pessoas contra os desmandos do governo. Seja de um lado ou de outro.

Ahn... outra coisa que muitos poderiam trazer para a realidade política do país. O conselho de Haymitch para Katniss, assim que ela entra no massacre quartenário: “Lembre-se quem é o verdadeiro inimigo”

Nenhum comentário:

Postar um comentário