Conheça Horus Heresy - Parte 2: Contextualização


E ae galera tudo beleza?

Essa é a segunda parte da série "Conheça Horus Heresy", confira também a parte 1, caso tenha perdido.

Parte dois: Contextualização

Num futuro distante (entre 10.000 e 30.000 DC), o ser humano acabou com quase todos os recursos da Terra e teve que viajar para o Universo a fim de colonizar planetas e desbravar o horizonte estrelado para sua sobrevivência. Essa expansão foi feita de forma assustadoramente rápida e eficaz. A Ordem Mundial da terra (que era tipo uma Enterprise da vida) iniciou suas viagens e colonizações com uma fome de conquista e expansão que faria a corrida armamentista da Guerra Fria parecer brincadeira de criança.

"Vamo rapar fora que esse planeta ficou pequeno" - Exploradores humanos que esqueceram de desligar os transmissores

Muitos anos de expansão e conquistas, guerras e alianças, temos por fim a maior habitação que qualquer Raça no universo foi capaz de conquistar. O desenvolvimento tecnológico da humanidade atingiu o seu ápice (ficou conhecida como a era de ouro do avanço tecnológico dos humanos) chegando ao ponto de criar máquinas robóticas capazes de substituir qualquer trabalho manual, possibilitando a troca completa de pessoas por máquinas em quase todas as atividades.

Infelizmente algumas dessas máquinas se voltaram contra seus criadores (as que foram feitas para guerrear no lugar de humanos) e depois de uma guerra árdua com milhões de baixas, a humanidade triunfou, mas levando consigo o custo da pior Guera que a humanidade travou até então.


Naves viajando pela Warp
Porém o maior custo à humanidade ainda estava por vir quando um acontecimento de grande escala se passa na Warp, que é uma realidade paralela capaz de ser acessada com as tecnologias da época e usada para Viagens a longa distancia e comunicação. Não vou entrar em detalhe sobre o acontecimento em si mas por causa dele a Warp ficou cheia de tempestades e dificuldades no seu acesso, isso acaba cortando todas as viagens e comunicações de entre os planetas e estações espaciais da raça Humana, isolando-os completamente de seus irmãos. Essa época foi conhecida como Age of Strife (Era das Lutas), onde muitos Sistemas Planetários inteiros caíram vítimas de raças alienígenas que matavam ou escravizavam os humanos, pois estavam incapazes de pedir ajuda ou de fugir dessas ameaças.

Além de toda essa treta rolando na Age of Strife, começou também a aparecer muitos Psykers nesses mundos humanos onde antes eles eram escassos e muito raros. Psykers são pessoas dotadas de poderes psíquicos que coletam seus poderes diretamente da Warp. Alguns Psykers foram queimados como bruxas ou perseguidos pela População de seus mundos, mas outros foram protegidos pela sua sociedade que viam neles oportunidade e potencial para usar seus poderes para seu beneficio. Infelizmente na Warp existem criaturas e entidades malignas que usam Psykers como portais de entrada para o nosso mundo, e as sociedades mais brandas com seus Psykers (as que não os reprimiram ou não os controlavam) foram as que mais sofreram nos 5.000 anos de Age of Strife decorrentes, tanto por ataques de criaturas da Warp como de manifestações descontroladas que extinguiam cidades inteiras com poderes Psiquicos. Vale ressaltar que boa parte da tecnologia criada e inventada antes da Age of Strife (na chamada era de ouro) começou a ser sucateada na sequencia devido ao Caos e Anarquia que os mundos isolados acabaram sucumbindo com o tempo.

Psyker perdendo o controle dos Poderes da Warp

Os seres humanos estavam prestes a perder tudo o que conquistaram. Sem contato com uma autoridade interestelar e sem contato com a Terra, novos líderes e organizações se aproveitaram desse empecilho para tomar o poder e seguir sua própria agenda, com seus próprios interesses e motivações. O desastre foi tão grande que as historias da Terra viraram apenas lendas em determinadas regiões do Universo Espacial. A própria Terra caiu em um estado de constante Guerra e conflito. A Age of Strife foi o período mais negro na história da humanidade, causando todo tipo de sofrimento e morte para os bilhões de vidas humanas espalhadas pela Galáxia. Mas depois de chegar ao fundo do poço a humanidade ainda teria mais uma chance de se re-erguer, o advento de uma nova era estava por vir, um novo líder, uma nova esperança. Agora que já estamos todos inteirados na situação geral da Galáxia, da Humanidade e das Empresas por trás dessa história maravilhosa, podemos começar a falar de Horus Heresy desde o principio, mas somente nos próximos capítulos. Não esqueçam de ficar sintonizados aqui no Blog para não perderem!


"Espero vocês na Parte 3" - O Imperador da Humanidade, para leitores da Nerdbucks


2 comentários:

  1. Muito bom, Warhammer é um universo muito amplo e maravilhoso, com historias densas e contos sobre muitas coisas. o universo mais rico que conheço, pena que pouca gente conhece ou tem preguiça de ler.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, tomara que um dia alguma editora brasileira lance os livros por aqui.

      Excluir