Sobre Franquias | A pressa pode fazer uma obra perder sua essência


Hoje vou lhes falar de uma coisa que tem incomodado vários gamers: a falta de cuidado (podemos também utilizar as palavras zelo, carinho, cuidado...) com as sequências de obras consagradas.

Uma franquia que tem sofrido muitas reclamações por parte dos fãs é a consagrada Assassin's Creed, pois parece que a obrigação da Ubisoft de lançar uma versão nova do jogo a cada ano que passa está fazendo com que os jogos sejam sempre piores do que os seus antecessores. Qual o motivo disso? Simples meus jovens suricatos, a pressa. "A pressa é inimiga da perfeição" já dizia a minha vó, e essa frase sempre será válida, até mesmo no mundo dos games.

"Ah, mas os fãs estão sempre querendo mais, temos que criar versões constantes para não receber críticas pela demora" alguns podem dizer, mas eu posso citar o exemplo de uma empresa que sempre tem toda a calma do mundo para lançar seus jogos e não recebe reclamações por causa disso (com exceção de Diablo 3, que gerou bastante reclamação, mas não demorou por culpa da empresa e sim da forte tentativa de censura), a Blizzard.

Fico assim quando vejo os estúdios estragarem uma franquia

Eles sempre demoram para lançar seus jogos, mas sabemos que quando este chega em nossas casas vai ser com qualidade, pois a empresa não tem pressa. Querem um exemplo recente? Starcraft 2. O jogo é dividido em 3, cada jogo para a campanha de uma raça (Terranos, Zergs e Protoss) e o intervalo de lançamento de uma campanha para outra teve a média de 2 anos. Para vocês terem uma ideia, a campanha dos Terranos foi lançada em 2010, e a campanha dos Protoss (a última a ser lançada) será lançada em Novembro deste ano.

Outro ponto forte da empresa é que ela não se preocupa em lançar um monte de jogos desnecessariamente, podem ver que eles não possuem tantos jogos, o que faz com que a sua equipe de criação realmente se dedique nas obras em que trabalham.

Pode até parecer que estou puxando o saco da Blizzard, mas não é nada disso jovens, é que chega a ser triste a gente ver franquias que amamos perderem toda a essência por causa da pressa que os desenvolvedores tem de ganhar dinheiro. E pelo menos com a Blizzard eu sei que pode demorar para sair um jogo, mas a essência das franquias que eu curto não serão perdidas.

O que acham? Quais sequências vocês acham que perderam a essência? Deixe sua opinião nos comentários.

6 comentários:

  1. O 1º assassins creed, eu vi o trailer e me impressionei. Vou ter que jogar. Agora deixei um pouco de lado, jogos lançados anualmente tem que ser específicos( PES, FIFA, etc) agora AC, Call of Duty anualmente é terrível. O jogo vem sem mudanças gráficas significativas, eles fazem anualmente apenas por dinheiro. Battlefield faz certo( as vezes), não lançando anualmente, e o melhor é GTA, que quando lança novos jogos, traz mudanças gráficas, inovação, é instigante.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente, esses jogos que não têm motivos para serem lançados anualmente acabam perdendo muito em qualidade.

      Excluir
  2. Mass Effect deu uma sambada no final do 3, acho que por quererem lançar meio logo... E aí depois lançaram o DLC e tals, mas mesmo assim a galera não curtiu. Eu entendi o fim, não odiei, mas achou que ficou devendo bastante. Tô ansiosa pelo Andromeda, pelo trabalho que eles estão tendo, acho que vai ficar bom!

    ResponderExcluir