4 motivos (e um grande porém) pelos quais o futuro será fantástico graças às tecnologias do Pokémon Go


O Pokémon Go foi divulgado estes dias, usando duas tecnologias que juntas, vão trazer nosso querido jogo para o mundo real: geolocalização e realidade aumentada.

A geolocalização terá a base do Google Earth, até porque não faz sentido querer reinventar a roda. Se o Google já gastou rios de dinheiro mapeando o planeta inteiro, por que não usar? Além disso, você cria uma interação entre o mundo real e o virtual por meio de realidade aumentada, capturada com câmera e então misturada com a animação do monstrinho.

Se percebemos, essa tecnologia está em diversos Apps que usamos atualmente. Os QR codes, os jogos de realidade aumentada e os apps que nos dizem o que têm por perto, baseados em onde estamos. Até os GPS, tão comuns hoje em dia.

Usando um pouco de imaginação, podemos pensar em algumas soluções que o Pokémon Go e tantos outros jogos e apps por aí vão acabar gerando. E de uma forma tão surpreendente e de fácil aceitação que vamos nos imaginar como eram nossas vidas antes dessa praticidade (vide os smartphones).


1 - Óculos de realidade aumentada: Sabe todos aqueles sensores e informações que aparecem em olhos biônicos e similares em filmes, série e tudo o mais? Em pouquíssimo tempo eles podem ser verdade, e receberemos diversas informações simultâneas em nossos olhos por meio de óculos de realidade aumentada, que vão sobrepor um mundo novo sobre o nosso.

2 - Uma comunicação quase imediata: Assim como os taxis (Salve Uber!), os telefones como conhecemos podem ser rapidamente suplantados, e ligações mais eficientes e inteligentes além de discretas (teclados virtuais já não são mais ilusão), podemos pensar em uma comunicação quase telepática dentro de menos de 50 anos.

3 - O fim dos “perdidos”: Já é, atualmente, cada vez mais difícil mentir sua localização. Rastreadores de carros são comuns, os celulares têm, em sua maioria, GPS e cada vez mais os aplicativos como facebook e whatsapp são “caguetas”. Para o bem ou para o mal, estamos cada vez mais fáceis de sermos encontrados.

4 - Uma nova forma de distribuição de informação: Imagine o dia utópico onde você pode saber mais sobre determinado produto só de olhar para um cartaz no metrô. Se você acha que isto está muito longe, não conhece a tecnologia QR Code. Com este engenhoso esquema, você pode ver vídeos, acessar sites e tudo mais com grande facilidade. Associe isso a um óculos de realidade aumentada. Bem vindo ao futuro.

E qual o grande porém?


A tecnologia é muito parecida com uma faca, que pode ser usada para a evolução ou para a destruição das pessoas. Quantos distopias não vemos em que este excesso de tecnologia em nossas vidas fazem com que a vida se torne impossível, ou muito menos agradável (eu ouvi Skynet ou foi impressão minha? Deve ter sido um bug da Matrix).

Adivinha a quem cabe decidir isso? Não, não existem Neos ou John Connors para nos salvar, temos de nos virar. Da próxima vez que você for um idiota e ignorar a pessoa na sua frente por causa do whatsapp, pense em um ciborgue correndo atrás de você e aprenda a sobrepor os dois mundos, dando as devidas prioridades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário