Resenha do livro “Mistério no Caribe”, de Agatha Christie


Agatha Christie é a autora mais publicada de todos os tempos, perdendo apenas para Shakespeare e para a Bíblia, e lendo essa obra entendemos a razão disso. A história de Agatha é no mínimo curiosa, pois começou a escrever ao ser desafiada pela irmã, e ao longo dos anos colecionou histórias fascinantes e personagens memoráveis. No texto de hoje falaremos um pouco sobre o livro “Mistério no Caribe”, cedido gentilmente pela L&PM Editores.

O plot inicial do livro nos leva até o Caribe, onde uma já idosa Jane Marple, ou Miss Marple, como queiram, aproveita férias forçadas devido ao seu problema de reumatismo. Seu sobrinho, Raymond, era um escritor de sucesso e de muitos bens, e patrocinara tal viagem, pois se preocupava muito com o bem-estar de sua tia. Miss Marple vivia em uma zona rural, porém agitada, com muitas pessoas e inúmeras possibilidades de contemplações cotidianas diárias. Observar o dia a dia alheio era de certa forma banal, mas a mantinha ocupada na maior parte do tempo. Na praia, Jane gentilmente ouvia as histórias nada interessantes do Major Palgrave, mas sendo educada como era, continuava a apreciar as narrativas, mesmo que sua cabeça estivesse em outro lugar. Diante de tantos fatos não interessantes, o Major Palgrave fisga um pouco de sua atenção ao relatar uma história sobre um assassinato que ocorrera naquela mesma ilha. 

50 anos de carreira, 66 romances de mistério, 163 contos, 19 peças,  uma série de poemas, 2 livros autobiográficos e 6 romances sob o pseudônimo de Mary Westmacott. Essa foi Agatha Christie. 

O velho Major disse de certa forma saber quem é o assassino, pois acidentalmente lhe fotografara, mas quando ia lhe mostrar a imagem, cuidadosamente guardada em sua carteira, repentinamente muda de assunto, parecendo surpreso, quando um grupo de hospedes do mesmo hotel se aproxima. O fato não parece ter tanta importância, até que, naquela mesma noite, o Major Palgrave aparece morto e a fotografia do suposto assassino desaparece de sua carteira. Os fatos são: o Major falara que acidentalmente fotografou um homem que seria suspeito de um assassinado, ao avistar uma determinada pessoa ele fica agitado, e repentinamente muda de assunto, como se não quisesse que tal pessoa o ouvisse, e por fim, na mesma noite, o militar morre e as fotografias de sua carteira são surrupiadas. Coincidência? Talvez, mas isso é o suficiente para Miss Marple se envolver em uma trama perigosa, envolvendo muito mistério. Esse é o estopim para a trama do livro, e nada dito aqui pode significar um aprofundamento na história que possa comprometer a experiência do leitor, pois o que foi descrito ocorre logo no começo do livro.



A história não é original, existem muitas publicações com o mesmo tema, assassino misterioso em um local aparentemente limitado em sua extensão, e que suas pistas se tornam claras quando toda a trama é revelada. Existem milhares de história iguais, mas elas podem ser bem contadas e construídas, ou não, e nesse caso, “Mistério no Caribe” é uma aula de simplicidade, objetividade e solidez. A narrativa é bem simples, hora descrevendo uma cena ou um pensamento, hora diálogos curtos e objetivos, que resolvem a ação narrativa em poucas frases, o que é ótimo, pois o dinamismo se torna uma arma a favor do livro. Talvez essa fosse a característica da época, pois a maioria dos livros da Agatha tinham tal linguagem, felizmente. 

Um dos quesitos que mais prezo, independentemente da mídia ou entretenimento que busco, é a imersão, e esse livro tem uma crescente interessante. Logo no capítulo um, que são apenas 20 páginas, mais ou menos, a curiosidade é atiçada e é quase obrigatório ler mais um capítulo, e mais um, e mais um. Dificilmente sua leitura se estenderá muito, pois além de ser um livro pequeno, com menos de 250 páginas, possui uma fluidez impressionante. Resumindo, é uma obra obrigatória para os amantes do suspense, com leitura fácil e final surpreendente, “Mistério no Caribe” tem seu lugar entre os grandes títulos do gênero.


Mistério no Caribe foi cedido ao Nerdbucks, pela L&PM Editores, por conta da Parceria. Acompanhe as novidades da Editora:

Ficha Técnica:
Nome: Mistério no Caribe
Autora: Agatha Christie
Páginas: 240
Editora: L&PM
Onde Comprar: Submarino, Amazon.
Adicione ao Skoob


Nenhum comentário:

Postar um comentário