Star Wars: Provação - Resenha


Por incrível que pareça, Star Wars: Provação é o primeiro livro que eu leio do universo expandido. Mas aí vocês me perguntam: "Mas como assim? Você não é super fã de Star Wars?" Sim meus caros padawans, eu sou, mas devido a correria da vida de adulto (what?), nem sempre podemos acompanhar tudo o que gostamos em todas as mídias. Eu li bastante as HQ's do universo expandido, logo não sou um total leigo no assunto, mas o único livro de Star Wars que eu havia lido anteriormente era o da Trilogia original, o qual eu fiz uma matéria bem legal (clicar aqui você irá, lê-la você vai!!). Sem mais delongas, vamos a uma sinopse do livro:


"Quase quarenta anos após os acontecimentos de Star Wars - Episódio VI, Lando Calrissian recorre aos velhos amigos Han e Leia, a fim de enfrentar um estranho conflito com piratas espaciais em sua nova refinaria na Orla Exterior. Mas um cheiro de conspiração paira no ar, e as ameaças se mostram muito maiores que o simples assédio de grupos assaltantes siderais. Apenas uma complexa investigação será capaz de desvendar as verdadeiras intenções dos piratas e de uma suspeita corporação, chamada Tecnologia de Exploração Galáctica.

Dois grandes vilões, movidos por vingança e ambição e talvez ainda mais perigosos que o próprio império, farão o ex-contrabandista e a esposa, agora cavaleira Jedi, se unirem novamente a Luke nessa aventura que explora dinâmicas da Força de uma forma nunca antes feita. Repleto de ação do começo ao fim, Provação traz de volta os principais personagens da saga STAR WARS, em uma trama que combina perfeitamente chantagens, sequestros e batalhas tão épicas quanto as da trilogia original."


Antes de falarmos sobre a trama da obra, gostaria de elogiar a Editora Aleph por mais uma belíssima capa, eles estão caprichando nas capas dos seus lançamentos e, nos livros de Star Wars não poderia ser diferente. A diagramação está perfeita, mas notei alguns poucos erros de tradução, em uma página Luke é chamado de Lucas (O.o), mas além desse pequeno detalhe, nada que atrapalhe a diversão da leitura.


Os vilões apresentados na obra são diferentes do que estamos acostumados a ver na saga, eles não são grandes guerreiros ou usuários da força, são dois irmãos de uma raça chamada Columi. Os indivíduos dessa raça são conhecidos por serem pequenos, terem a cabeça enorme e um corpo atrofiado que mal consegue sustentar a cabeça, fazendo com que os Columi precisem de um aparato robótico, chamado de energicorpo, para poder se movimentar. Muita gente pode não gostar do fato de os vilões serem desprovidos de força física, mas particularmente eu achei bem interessante, pois todas suas decisões são tomadas baseadas em sua inteligência (que os Columi têm muito a mais do que os humanos), e isso é muito legal, pois mostrou que o autor não teve medo de arriscar criar um desafio diferente.

Columi em seu energicorpo.

Podemos notar também que Denning buscou um pouco de inspiração no açougueiro autor J.R.R. Martin (não preciso citar suas obras né?), pois durante quase o livro inteiro os personagens estão no meio de alguma trama, batalha e diversas situações que os colocam em grande perigo e por algumas vezes eles até sofrem ferimentos pesados. Isso também é interessante, pois através desse tipo de narração, nós conseguimos sentir um pouco a sensação de perigo que os personagens estão tendo. Pena que o autor provavelmente não foi autorizado a matar nenhum dos personagens clássicos para ficar bem estilo Martin (hehe, brincadeira... ou não).

Coisa linda de se ver.

O único ponto negativo é com relação ao lançamento dessa obra antes do término da trilogia de Thrawn, pois acabamos tendo alguns spoilers do destino de personagens importantes, eu particularmente não me importei, por já conhecer grande parte, mas um leitor que seja novato no universo expandido pode não gostar.

Star Wars: Provação é mais um livro da saga que é essencial para os fãs, com uma trama diferente e atrativa, mas aos Padawans do universo expandido eu recomendo que antes de ler essa obra, procurem terminar pelo menos a Trilogia de Thrawn.

Star Wars: Provação, foi cedido como cortesia pela Editora Aleph ao Nerdbucks. Acompanhe as novidades da Editora:

Ficha Técnica
Nome: Star Wars: Provação
Autor: Troy Denning
Páginas: 408
Editora: Aleph
Onde Comprar: Amazon, Saraiva, Editora Aleph

2 comentários:

  1. Olá!!

    Agora sim comentando (de novo)....

    Eu comprei Provação e antes mesmo de lê-lo (a correria da vida adulto e algumas metas literárias não me deixaram fazer isso) eu já considero esse livro como meu favorito da série. Contudo, eu já folheei diversas vezes, então já sei basicamente o que vai acontecer... Ansiedade é foda!

    Eu já li Herdeiro do Império e ainda acho que a Disney deveria usar muitos dos acontecimentos que tem nessa parte do UE, porque o material é bom.... Espero que você possa lê-lo também!!

    Boa resenha!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Natália, o livro é muito bom mesmo. Infelizmente a Disney resolveu fazer o reboot do UE então a maior parte das histórias não vai existir no novo UE.

      E quanto ao Herdeiro do Império, eu já tenho ele e o Kenobi na minha estante esperando surgir um tempinho para serem lidos (tenho muito livro na fila de espera hehe).

      E obrigado pelo comentário, que bom que você gostou, espero que continue nos acompanhando para mais matérias como essa. =D

      Excluir