A Morte de Wolverine


AVISO: ESSA MATÉRIA CONTÊM SPOILERS

Ah, as HQs, para uns um hobbie, para outros uma vida. Amo elas de paixão desde criança, me salvaram do tédio, ajudaram em minha criação e fizeram minha criatividade borbulhar por décadas. Só que nos últimos anos não ando com muito tempo para lê-las, até porque prefiro "arcos fechados" que eu saiba que realmente são bons, a ler semanalmente as histórias, que muitas vezes acabam desrespeitando os personagens e me tirando o tesão, mais fácil separar o joio do trigo. Por essa falta de tempo eu busco escolher cirurgicamente as revistinhas que lerei e quando vi a tal da "A Morte do Wolverine" não pensei duas vezes, primeira coisa que veio na cabeça foi "vai ser épica essa porra". Pois é...

Já deu pra ver um pouco da minha desempolgação não? Para eu entender toda história da morte do carcaju eu li os dois "volumes" anteriores, volumes 5 e 6. O vol. 5 introduzindo a história de como Wolverine perde os poderes, para os que não sabem ele basicamente é infectado por um "vírus" produzido por uma nano civilização que buscava invadir a Terra e via no Logan um possível aliado, sim, uma viagem completa (HAHA). Não gostei muito dessa desculpinha, já me decepcionei ali. O arco do vol. 6 foi bom, gostei bastante, com Wolverine interagindo com seres e pessoas novas, muitas das quais novas até para o Universo Marvel, tendo que se adaptar a nova situação de mortal, tentando provar para si mesmo que ele não precisa dos poderes para ser "o melhor no que faz". Mostra um lado mais "furtivo" e menos berserker do nosso querido herói.


Já no arco "A Morte de Wolverine" vemos dois lados da moeda, ele começa muito bem, introduz a situação já esperada de vários estarem querendo se aproveitar da ausência do fator de cura para dar o golpe final em Logan, porém vai se perdendo durante o caminho. Até a metade da segunda edição o ritmo continua bacana, porém algumas falhas já aparecem, como ignorar certos acontecimentos do volume anterior (como diabos Dentes de Sabre saiu de um chefão da galera pra voltar a ser um lacaio? Beleza, Viper é foda, mas mesmo assim) e forçar a barra em alguns momentos. A terceira edição faz uma homenagem ao passado japonês do personagem e aumenta mais ainda a expectativa de uma grande edição final, uma boa edição no total.

Na ultima edição vemos a revelação que o arquiteto de toda busca pelo Wolverine era Dr. Cornelius, da Arma X, que o buscava para fazer mais super soldados semelhantes, temos toda revelação que ele matava crianças e etc, um dialogo enorme entre ambos e finalmente James Howlett se sacrifica para salvar as pessoas que estavam sendo torturadas pelo sádico doutor em uma morte, na minha modesta opinião, completamente besta. Ele virou uma estátua de adamantium. Sério. Foi inundado por metal quente para impedir que as crianças fossem prejudicadas, andou até chegar na beira de um precipício, sendo que nem fator de cura ele tinha mais, e ficou assim, uma estátua do Wolverine para sempre ali, no meio de um deserto.


Completamente broxante, esperava muito, mas muito mais da "morte" de um personagem imortal como esse. Claro que não temos tanto peso quanto a morte de um Thor ou um Superman para o universo em si, mas justamente por poderem mostrar o lado humano e psicológico de vários heróis (incluindo do próprio Wolverine) ficaram devendo, e muito. Foram 3 arcos para a construção de um final totalmente "nhé" que me pareceu ter sido feito com o intuito de vender revistinhas e só. Sim, tem outras revistas que exploram a "perda" dele por outros pontos de vista, mas mesmo assim, algumas boas, outras péssimas, porém esperava que essas quatro edições fossem muito melhor aproveitadas.

Dou uma nota 2, de 5 garras de adamantium, ficaram demais na superfície de um dos personagens mais icônicos da Marvel. Todos sabemos que não existem mortes de verdades em quadrinhos semanais, porém mesmo assim fiquei com um gosto de "fui usado" pela editora após o fim da saga. Quanto tempo Wolverine ficará morto? Não sei, espero que um bom tempo, já era piada pronta a quantidade de vezes que ele aparecia em grupos aleatórios, participações especiais e em sua revistinha, mas quando voltarem, por favor o respeitem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário