Resenha de Livro: As Cavernas de Marte (Isaac Asimov)


Sinopse:

O Sistema Solar há muito havia sido colonizado por uma Terra sofrendo de uma reserva cada vez menor de alimentos e uma população crescendo aos milhões. As colônias eram seu próprio sangue. Sem seu fluxo diário de produtos, a Terra sofreria fome maciça e o caos, em semanas. Súbita e inesperadamente, relatos de envenenamento fatal por alimentos, localizáveis nos produtos de Marte, começaram a chegar ao Supremo Conselho de Ciência. Cada novo caso era tratado sob grande sigilo, pois se os terrestres soubessem destas mortes, um pânico mundial certamente ocorreria.

Para o Patrulheiro David Starr, nomeado chefe de investigações, estes incidentes mortais compunham uma terrível configuração - eram claramente parte de um esquema inteligente e brutal de uma conspiração alienígena para arruinar a economia da Terra, e derrubar seu governo!
As Cavernas de Marte é o primeiro livro da série Lucky Star, o livro foi publicado originalmente no nome de Paul French, que era um pseudônimo de Asimov.

Resenha:

Estava eu, em um belo dia, querendo começar a ler os livros do mestre Asimov, pois adoro ficção-científica e todos sabem que ele é considerado um dos grandes pais do gênero. Resolvi começar com uma série menos conhecida dele (se fosse por uma conhecida provavelmente começaria com a trilogia da Fundação ou leria "Eu, robô"), mas quis tentar antes de mais nada, conhecer as obras "menos" comentadas do mestre. Logo no começo pude notar algo que eu desconhecia até então: essa série foi escrita para um público juvenil, pois pude notar que a leitura era bem leve. Apesar de no momento estar procurando uma obra com uma temática mais adulta de Asimov, eu dei continuidade a leitura, pois também gosto de livros infanto-juvenis. E não me arrependi.
O desenvolvimento do livro é muito bom, a leitura em momento algum se torna enjoativa e os personagens são bem divertidos. O final acaba tendo um desfecho inesperado e interessante. As Cavernas de Marte é o único livro de Asimov que se passa em Marte e sua descrição do planeta é muito boa comparada com o que se sabia na época (o livro foi escrito em 1951), mas em momento algum ele busca ser totalmente plausível cientificamente igual é dito da maioria de seus livros (que eu ainda não li, mas podem esperar ver resenhas de todos os que eu ler).

Realmente o livro vale a leitura (que é bem rápida, possui apenas 142 páginas), só é uma pena que não exista nenhuma edição atual em circulação, para encontrar esse livro você terá que buscar por e-books na internet ou frequentar algum sebo e torcer para conseguir encontrá-lo.

E você leitor do Nerdbucks, já leu esse livro? Leu algum outro de Asimov? 

2 comentários:

  1. Sim, já li este," As cavernas de Marte" e " O Vigilante das Estrelas". IA é de mais. A leitura é empolgante e surpreendente, mesmos para os inciantes em FC.

    ResponderExcluir