30 anos do filme Os Goonies


A maioria das pessoas que tiveram sua infância no final dos anos 80 até meados dos anos 90, com certeza já assistiu ao filme Os Goonies mais de uma vez, pelo simples fato de ele ter sido reprisado várias vezes na televisão brasileira durante essa época, e com certeza esse filme marcou uma geração (mais de uma na verdade).

Para os que não conhecem o filme (provavelmente por serem mais novos) irei passar uma sinopse: Após encontrar um mapa do tesouro no sótão de sua casa, Mickey, Brand, Bocão (Mouth), Dado (Data) e Gordo (Chunk) partem em busca do tesouro de Willy Caolho. Juntam-se a eles nessa aventura Andy e Stef mas, além das armadilhas deixadas por Willy Caolho por entre as cavernas e trilhas subterrâneas, os garotos terão de enfrentar também uma família de bandidos italianos, Os Fratellis. Para salvá-los resta somente o valente e destemido Sloth.


Super Sloth em ação.
Quando eu era criança eu adorava o filme e sempre que passava na televisão eu tentava assistir, até porque toda criança sonha em viver aventuras, buscar tesouros piratas e coisas do tipo, afinal, a imaginação de uma criança é quase sem limites. E o filme conta uma situação onde um grupo de crianças encontra o mapa de um tesouro pirata e resolve ir atrás desse tesouro para impedirem que o porto em que moram seja vendido (porto de Goon, por isso que eles se chamam Os Goonies, entendeu, entendeu?), ou seja, uma história que atrai várias crianças que sonham com esse tipo de aventura.

Os Goonies observando o mapa do tesouro.
Como esse ano o filme está completando 30 anos, eu resolvi assistir ele mais uma vez, agora podendo analisar com um olhar mais adulto. O filme de Steven Spielberg continua cativante, mesmo depois de todos esses anos, confesso que hoje podemos notar alguns clichês da época, mas nada que chegue a incomodar, afinal, quando o filme foi lançado esses clichês não eram tão comuns. Também notei que alguns dos atores que participaram do filme, ainda hoje são atores conhecidos do público, como Sean Astin ( que interpretou Samwise Gamgi na trilogia d'O Senhor dos Anéis) e Josh Brolin (Bravura Indômita, Homens de Preto III, Guardiões da Galáxia, entre outros).

Mapa do Tesouro
O filme continua divertido, não chega a ser uma obra fenomenal, mas continua sendo um dos meus filmes preferidos, até porque um filme nem sempre tem que ter um roteiro super bem elaborado para poder nos divertir e despertar a nossa imaginação, vale a pena assistir ao filme novamente, e quem não assistiu, deveria, pois Os Goonies é um verdadeiro clássico que marcou a infância de muita gente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário