3 Idiots (2009), uma ótima surpresa


Eu vi a indicação desse filme em um dos fóruns que eu participo, mas na época não tive vontade de assisti-lo (e me arrependo muito por isso), com o tempo mais e mais usuários foram falando bem do filme e eu finalmente resolvi assistir e fazer essa análise. Antes de mais nada devo avisar que essa análise contém alguns spoilers, mas nada que irá estragar sua diversão ao assistir ao filme.

Comecei a assistir o filme e notei que o mesmo tem quase 3 horas de duração, logo pensei que iria acabar sendo enjoativo, pois dificilmente um filme de comédia consegue ser tão extenso sem ser cansativo, mas logo no começo o filme foi me conquistando com uma boa e bem humorada narrativa.

O começo do filme mostra Farhan, um dos personagens principais e o que narra as cenas que acontecem no passado (que é a maior parte do filme), indo pegar um voo. Quando o avião está quase decolando ele recebe uma ligação dizendo que Rancho (um de seus amigos) está de volta e acaba tendo que fingir um enfarto para ter que sair do avião. Ele liga para Raju, seu outro amigo, para dar a notícia e este acaba saindo apressado de casa e esquecendo de colocar as calças. Chegando no local que eles marcaram, eles encontram Chatur, que havia se formado junto com eles na faculdade. Chatur começa a se gabar que está bem sucedido na vida e os lembra que na época da faculdade havia feito uma promessa com eles para se encontrarem nesse dia e compararem para ver quem havia se tornado mais bem sucedido. Farhan e Raju ficam nervosos, pois isso não importa pra eles, eles só queriam ver seu amigo Rancho de novo, pois ninguém sabia onde ele estava. Chatur diz a eles que fez uma pesquisa e descobriu o paradeiro de Rancho, e é quando a aventura começa.


Nesse momento o filme começa a mostrar a época em que eles estavam na faculdade e contar a história de como os 3 amigos se conheceram. Essa parte da faculdade é o ponto alto do filme, são contadas várias piadas inteligentes, e o filme passa mensagens muito boas.

3 Idiots consegue fazer uma transição muito boa da comédia para o drama (pois é uma comédia dramática), e vice-versa, além de ter uma trilha sonora muito boa e combinando muito bem com as cenas.

Quadro 1: "Essa é uma faculdade, não uma panela de pressão."
Quadro 2: "Até um leão de circo aprende a sentar em uma cadeira com medo do chicote."
Quadro 3: "Mas você pode dizer que esse leão é 'bem treinado' e não 'bem educado'.

Uma das coisas que eu gostei bastante no filme é que ele faz uma crítica as faculdades que não incentivam o aluno a pensar (existem várias assim) e também critica os professores que exigem demais dos alunos, mas nunca tentam entender as dificuldades que eles tem e ajudá-los a superar essas dificuldades.

Quadro 1: "Vocês estão atrasados, eu não posso aceitar isso."
quadro 2: "Senhor, por favor senhor."
quadro 3: "Senhor, você sabe quem nós somos?"
quadro 4: "O  filho do primeiro ministro? Mesmo assim eu não irei aceitar sua prova."
quadro 5: "Você sabe nossos nomes e números de chamada?"
Quadro 6: "Não... Quem são vocês?"
Quadro 7: "Ele não sabe - Corram!"
Quando eu terminei de assistir o filme eu percebi que as quase 3 horas não haviam sido cansativas e que essa foi a melhor comédia que eu vi nos últimos anos, e falo isso sem exageros, claro que ele possui alguns clichês, mas nada que incomode e estrague a qualidade dessa obra, recomendo a todos que curtem filmes de comédia ou drama, pois o filme tem boas doses dos dois e sem exageros.

Deixo um pequeno trailer legendado em português (só achei esse com legenda):


Nenhum comentário:

Postar um comentário